Skip Navigation

Casa dos Antigos Paços do Concelho de Chãs de Tavares - detalhe

Designação

Designação

Casa dos Antigos Paços do Concelho de Chãs de Tavares

Outras Designações

-

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Mangualde / Tavares (Chãs, Várzea e Travanca)

Endereço / Local

Rua do Paço
Mangualde
3530 Mangualde

Proteção

Situação Actual

Procedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Despacho de encerramento de 22-01-2008 da Subdirectora do IGESPAR, I.P.
Proposta de 16-01-2008 da DRCCentro a propor o envio do processo à CM de Mangualde para eventual classificação como IM, por não ter valor nacional
Proposta de classificação de 16-05-1978 da CM de Mangualde

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrições

Nota Histórico-Artistica

A localidade de Chãs de Tavares, hoje freguesia de Mangualde, chegou a ser sede de concelho entre 1114 e 1853. O primeiro edifício dos Paços do Concelho de que há notícia remontará conjecturalmente ao século XVI, sendo provável que tenha sido construído na sequência da atribuição do Foral Novo manuelino, em 1524. Sabe-se que a câmara mudou de sede em meados do século XVII, passando a casa a ser habitada pelos senhores do prazo de Chãs de Tavares, então José de Amaral Pereira e Mariana Cabral. Na segunda metade do século XVIII, quando o prazo pertencia a Francisco Cabral de Sacadura e Figueiredo, neto dos primeiros, a casa terá sido reconstruída na feição actual.
O imóvel ergue-se no extremo do largo da Igreja Matriz, e perto do lavadouro público, numa zona central da povoação. Os corpos dos edifícios principais e das dependências anexas são em cantaria de granito, em blocos regulares aparelhados, distribuídos em torno de um pátio interior rectangular, compondo uma pequena quinta.
A casa de habitação, de dois pisos, possui alguns elementos arquitectónicos interessantes na fachada principal, onde se destacam os cunhais apilastrados, os remates em friso, cornija e beiral duplo, e o portão nobre de acesso ao pátio, em arco muito rebaixado, com frontão contracurvado interrompido por um grande florão e encimado por uma concha de vieira. A única janela desta fachada é de verga recta, sublinhada por um ornato inferior, que é acrescento mais tardio. Por baixo desta janela, mas não exactamente a eixo, rasga-se uma porta de moldura simples.
Além desta, a única fachada descoberta é a esquerda, com outra porta de verga recta e janelas de peitoril. As construções anexas, quase todas de um só piso, são singelas dependências agrícolas, com acesso pelo pátio.
SML

Imagens

Bibliografia

Título

"Mangualde - Roteiro turístico"

Local

Mangualde

Data

1997

Autor(es)

CORREIA, Alberto

Título

"Casas solarengas do Concelho de Mangualde"

Local

Mangualde

Data

1995

Autor(es)

CARDOSO, Anabela dos Santos Ramos