Saltar para o conteúdo principal da página

Conservação e Restauro / Laboratório José de Figueiredo

Laboratório
José de Figueiredo

Uma das atribuições da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) é a concretização da política de salvaguarda, investigação e conservação dos bens culturais móveis e integrados, propriedade do Estado, de outras entidades e de particulares. Esta linha de política concretiza-se nas especiais responsabilidades que são cometidas à DGPC através do Laboratório José de Figueiredo nas seguintes frentes de trabalho:

  • Pronunciar-se sobre propostas de conservação e restauro a realizar em bens culturais móveis classificados ou em vias de classificação, bem como realizar intervenções de conservação e restauro de bens culturais móveis de interesse nacional e de interesse público, ou, a título excecional, de bens não classificados, mas de reconhecido valor histórico, artístico, técnico ou científico, que possam constituir-se como referência da atividade de salvaguarda e conservação do património cultural móvel;
  • Efetuar ou promover a realização, através de serviços próprios ou em colaboração com outras entidades nacionais ou estrangeiras, de projetos de investigação na área da conservação e restauro, das técnicas de produção artística e da ciência dos materiais; desenvolver estudos sobre as causas de degradação dos materiais constituintes dos bens culturais e estabelecer metodologias e métodos para ...

    + Laboratório José de Figueiredo

Áreas de Atuação

Integram o LJF, no quadro ou em regime de colaboração, profissionais com vasta experiência nas diferentes áreas de especialização. Conservadores-restauradores, físicos, químicos, biólogos e técnicos de fotografia e radiografia, constituem as equipas multidisciplinares que permitem a implementação e o desenvolvimento da disciplina da conservação.

Para além da especificidade de cada área de intervenção, é objectivo comum a defesa e preservação dos bens culturais, baseada em princípios éticos internacionalmente aceites.

Os estudos e as intervenções são documentados de forma sistemática, dando corpo ao Arquivo Técnico de Conservação e Restauro, repositório fundamental para a compreensão e estudo das obras intervencionadas, e apoiadas pelo espólio bibliográfico especializado existente na Biblioteca da Conservação e dos Museus.

+ Áreas de Atuação

Estudos e projetos

Estudos e projetos

No Laboratório Jose de Figueiredo desenvolvem-se estudos e projetos de intervenção em património móvel, que têm como objectivo, a salvaguarda e conservação de peças relevantes do património nacional, de forma a investir na sua prevenção e a atingir uma conservação sustentada e a longo prazo.

+ Estudo e projetos

Os estudos e projetos desenvolvidos pretendem ser abordagens transversais e multidisciplinares, nos diversos campos nomeadamente da investigação, da conservação e restauro, da formação e da divulgação.

O recurso a métodos de exame e análise, fruto das valências existentes no nosso laboratório analítico, permite a investigação sobre os materiais, as suas patologias, e os métodos de conservação a aplicar adequados a cada caso.

Publicações

Neste espaço poderá encontrar textos produzidos pelas equipas do Laboratório José de Figueiredo, estando alguns disponíveis em pdf.

+ Publicações

Formação

Compete ao Laboratório José de Figueiredo a orientação e enquadramento de estágios académicos e profissionais, bem como o apoio a projetos de investigação nas diferentes áreas da conservação-restauro dos bens culturais móveis e integrados.

+ Formação

Formação