Skip Navigation

Ponte de Proselo (antiga Perozello) sobre o Cavado, entre Amares e Póvoa de Lanhoso - detalhe

Designação

Designação

Ponte de Proselo (antiga Perozello) sobre o Cavado, entre Amares e Póvoa de Lanhoso

Outras Designações

-

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Ponte

Inventário Temático

-

Localization

Divisão Administrativa

Braga / Amares / Ferreiros, Prozelo e Besteiros

Endereço / Local

Lugar do Porto
-
0000 000 -

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

World Heritage

-

Descrições

Nota Histórico-Artistica

Na estrada que liga Amares a Póvoa do Lanhoso, sobre o leito do rio Cávado, a ponte de Prozelo é um importante marco patrimonial regional, que alia uma relativa monumentalidade à escassez de testemunhos viários da época em que foi construída: a Baixa Idade Média. O tipo de siglas que apresenta, algumas alfabetiformes, permitiu a Carlos Alberto Ferreira de ALMEIDA, 1968, datar a estrutura dos meados do século XIV, mas, até ao momento, não se efectuou qualquer estudo rigoroso sobre o conjunto, que permita confirmar ou propor alternativas para o impulso edificador.
A monumentalidade da estrutura deriva, em boa parte, do excessivo comprimento ditado pela largura do rio neste sector. Estende-se por cerca de 150 metros, com tabuleiro ligeiramente rampante, assente sobre catorze arcos, quatro dos quais apontados e intercalados por olhais nos pegões. A restante arcaria de suporte apresenta inúmeras anomalias, de forma e de dimensão, sendo os arcos sistematicamente apontados, mas de diferentes aberturas, com reforço por talhamares em ambos os lados.
Estas irregularidades sugerem que, ao longo dos tempos, se tenham procedido a reparações parcelares na estrutura, não documentadas, mas certamente realizadas numa obra de longa duração, que aguarda por um estudo minucioso do seu aparelho construtivo.
PAF